Sexta-feira , 21 Setembro 2018
NOVO BLOCO DO HOSPITAL DA GUARDA FICA PRONTO EM FEVEREIRO DE 2013

NOVO BLOCO DO HOSPITAL DA GUARDA FICA PRONTO EM FEVEREIRO DE 2013

O Ministro da Saúde, Paulo Macedo, anunciou que o novo bloco do Hospital Sousa Martins (HSM), da Guarda, no qual já foram investidos 50 milhões de euros, ficará pronto em fevereiro de 2013.

No final da visita à novas instalações do HSM e da tomada de posse do novo conselho de administração da Unidade Local de Saúde da Guarda, o Ministro da Saúde declarou ao jornalistas que a prioridade «é pôr este hospital ao serviço dos nossos cidadãos».

«Este hospital era para estar pronto no início de 2011», lembrou Paulo Macedo, acrescentando que a sua conclusão e a entrada em funcionamento serão das «maiores preocupações» do novo conselho de administração.

O Ministro da Saúde explicou ainda que o empreiteiro «entregará a obra em fevereiro, o que quer dizer que o hospital, dentro de alguns meses, após a entrega da obra, poderá abrir de uma forma faseada, como é natural, para ter a certeza de que é assegurada a manutenção da prestação assistencial».

O pavilhão, de quatro pisos, tem uma área de 48.600 metros quadrados e vai acolher serviços que atualmente estão dispersos por dois antigos blocos.

No piso térreo vão funcionar as consultas externas, os serviços de imagiologia, a urgência, o setor de exames especiais e esterilização, entre outros.

O bloco operatório, o internamento, composto por 116 camas, as unidades de cuidados intensivos e intermédios e o laboratório ocuparão o piso 1. No piso -1 localizam-se as áreas técnicas, a farmácia, a medicina legal, o armazém e uma zona de estacionamento, enquanto o -2 fica reservado a estacionamento.

Sobre a manutenção da maternidade do HSM, Paulo Macedo respondeu que «não está previsto» o seu «encerramento».

 

Scroll To Top